DIA DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO PIBID
No dia 06 de maio é comemorado o dia da matemática. Os pibidianos da UTFPR do campus de Pato Branco fizeram comemorações nas escolas que o PIBID atua: Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira, Colégio Estadual Castro Alves, Colégio Estadual de Pato Branco (o popular PREMEM) e o Colégio Estadual La Salle. Confira a seguir como foi a comemoração em cada escola.
No Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira a comemoração do dia da matemática foi com os alunos do Ensino Fundamental e aconteceu no dia 10 de maio. A pibidiana Aline contou como foi a experiência:
“Iniciamos com a pergunta: – ‘Alguém sabe quando é comemorado o dia da matemática? ’. Das oito turmas visitadas, apenas em duas os alunos souberam responder, o que não foi uma surpresa para nós. Por isso contamos um pouquinho da história de Júlio César de Melo e Souza, conhecido como Malba Tahan, um professor que escrevia contos com problemas matemáticos, e por causa dele no dia 6 de maio comemoramos o Dia Nacional da Matemática.
Em seguida propomos aos alunos um jogo chamado tabuada na testa, onde dois competidores pegam uma carta enumeradas de um a dez e sem vê-la colocam em sua testa. Pelo produto entre as cartas e olhando a carta do adversário o aluno deveria dizer o número da carta que estava em sua testa, aquele que perdesse sentava em seu lugar e o ganhador voltava para o final da fila.
Imagem 1: Alunos do Colégio Estadual Agostinho Pereira jogando tabuada na testa.
A premiação foi uma medalha para o ganhador de cada turma. Quando entregávamos a medalha ao ganhador todos aplaudiam muito o colega, demostrado respeito e alegria por quem ganhava. Desta forma pudemos mostrar a matemática de uma outra perspectiva; não é apenas fazer contas e decorar fórmulas como grande parte dos alunos pensam, a matemática está presente em todos os momentos de nossas vidas, e pode ser muito divertida. ”
Imagem 2: Alunos ganhadores premiados com medalhas acompanhados dos pibidianos Felix e Jean.
Segundo ela, a atividade foi uma experiência muito positiva e gratificante, todos os alunos demonstraram interesse para participar das atividades.
No Colégio Estadual Castro Alves foi desenvolvida uma Gincana pelos bolsistas da escola, Ana Paula, Cintia, Lauren e Vagner, e os bolsistas voluntários Jean, Aline e Félix que auxiliaram nas atividades, sob orientação da professora supervisora Evonete. As turmas do fundamental (6º ao 9º ano) foram divididas em quatro equipes, com as cores amarela, vermelha, azul e verde, caracterizados por fitas e pinturas no rosto e sendo coordenado por um monitor (bolsista).
Algumas das atividades realizadas na gincana, foi:
Corrida do Saco: O objetivo era pular com o saco até a mesa em que estavam situados os monitores da equipe, ao chegar na mesa deveriam responder a um enigma matemático e estando a resposta correta voltariam para o local inicial, e assim sucessivamente para os demais participantes.
Imagem 3: Professora Cintia, auxiliando aluno da equipe verde na brincadeira corrida do saco.
Estimativa: Nesta atividade os grupos deveriam estimar as quantidades dos objetos propostos, como um recipiente com água, um pote contendo giz de cera, uma pasta contendo folhas A4, um pote contendo feijões.
Imagem 4: Equipe amarela fazendo a estimativa da quantidade de feijões no pote.
Equilíbrio de Peças: Foram dadas peças feitas em MDF com um ou dois furos e lápis de cor, tendo por objetivo empilhar o máximo de lápis possíveis nas peças em 2min.
Imagem 5: Aluna tentando empilhar o máximo possível de lápis de cor com auxílio das peças de MDF.
Dança das cadeiras com matemática: Até os dez primeiros participantes a dança da cadeira ocorreu normalmente como conhecemos, a partir dos dez últimos participantes, ao parar a música eles deveriam retirar a pergunta colada atrás da cadeira e levar até o grupo, ao responder correto os alunos voltavam e sentavam nas cadeiras e assim sucessivamente.
Imagem 6: Alunos participando da brincadeira dança da cadeira.
No Colégio Estadual de Pato Branco, o PREMEM realizou atividades diferenciadas na semana do dia 08 até 12 de maio, que envolveu todos os alunos do Colégio. As atividades consistiam na participação das turmas em um momento de descontração, onde os alunos assistiam o famoso vídeo “O Homem que Calculava” de Malba Tahan, e se divertiam com a brincadeira Tabuada na Testa.
Imagem 7: Alunos realizando a brincadeira lúdica Tabuada na Testa, no momento em que a turma participava da atividade em comemoração ao Dia da Matemática.
Imagem 8: Alunos assistindo o vídeo “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan.
No Colégio Estadual La Salle as atividades comemorativas ocorreram no dia 12 de maio, com foco nos alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental.
As atividades duravam o tempo de 1 aula com cada turma, a turma vinha no salão da escola e era dividida em 5 grupos, e cada grupo realizava 2 ou 3 atividades com cada monitor (bolsista) durante aproxidamente 10 minutos, e ia revezando até a turma toda passar por todos os monitores.
Cada monitor atribuia pontos conforme o desempenho do grupo, e a ao final, o grupo ganhador de cada sala foi premiado com pirulitos, balas e outros doces. Dentre as atividades realizadas estão:
Tabuada na testa, semelhante ao modo que foi realizado no PREMEM e Colégio Agostinho Pereira;
Jogo do Plin: Jogo de contagem utilizando os múltiplos de 2;
Desafios Lógicos: Atividades envolvendo raciocínio lógico;
Estimativa de unidades: Estimar a quantidade de feijões, lacres de lata de refrigerante, canudinhos e post-it.
Tangram: Montar a figura do cachorro no Tangram
Operações Rápidas com dados: Os alunos jo2avam os dados e tinham de fazer operações de adição ou subtração o mais rápido possível.
Adivinhar o formato espacial de objetos: Os alunos colocavam a mão dentro de um buraco em uma caixa, sem ver o objeto e apenas pelo tato eles deviam informar qual era o formato espacial do objeto.
Desenhos Geométricos sem tirar o lápis do papel;
Tabela de Operações;
Roleta das Operações;
Resta um;
Torre de Hanoi;
Montagem de Pirâmede;
Abaixo você pode conferir um vídeo dos monitores realizando essas atividades:
Vídeo 1: Atividades realizadas pelos Pibidianos do La Salle com o objetivo de comemorar o Dia da Matemática